Páginas

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Perfil de emergência - como obter?


     A carga imediata com a instalação imediata da prótese provisória exige alta estabilidade primária para suportar as cargas funcionais da mastigação. Outro fator a ser considerado é a estética da prótese que é favorecida pela confecção do provisório que atua conduzindo o contorno gengival,dando uma arquitetura aos tecidos periimplantares.
    A realização da extração imediatamente antes da colocação do implante permite a manutenção das estruturas ósseas e do tecido gengival. Dentre as técnicas para a confecção de provisórios, utilizamos a técnica da duplicação do modelo, seguidodo desgaste da coroa do dente até 2 mm da parte subgengival onde se confecciona o perfil de emergência do provisório.
     Damos seqüência à fase laboratorial desgastando em forma de túnel o gesso abaixo do primeiro desgaste a fim de facilitar a entrada dos componentes provisórios a transferência que será realizada no momento do ato cirúrgico. Após a instalação do implante transfere-se com o componente a plataforma do implante captando sua posição tridimensional e posicionando-o no modelo de gesso. Nesta fase confecciona-se o provisório com referência ao perfil gerado no primeiro desgaste. Esta técnica tem como vantagens a manutenção do tecido mole, reduz o trauma aos tecido, a construção do provisório é feita fora da cavidade bucal reduzindo a contaminação e o estresse do paciente.

(Isis Carvalho ENCARNAÇÃO, Pamela Letícia dos SANTOS, José SCARSO FILHO- Faculdade de Odontologia de Araraquara - UNESP)