Páginas

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

PRÓTESE TOTAL IMEDIATA



Classificações das próteses totais imediatas

Prótese Total Imediata com Face Labial Total

É uma prótese convencional cujo aspecto vestibular é idêntico a uma dentadura mediata convencional. Esse tipo de prótese requer com freqüência o preparo cirúrgico da boca (remoção óssea) e o preenchimento na região labial. Com freqüência pode ocorrer reabsorção óssea formando a borda anterior traumática, necessitando constantes ajustes por desgaste. Por outro lado, a face labial da Prótese Total Imediata é mais estável, aumentando a possibilidade de re-embasamentos o que melhora a sua estética.

A Prótese Total Imediata com Face Labial Parcial
Esse tipo de PTI apresenta a construção de apenas a parte inicial da vertente vestibular labial, acima do bordo cervical dos dentes artificiais. Esta prótese não necessita de cirurgia óssea ou retalho de tecidos, pois não atinge áreas retentivas do processo alveolar.

Prótese Total Imediata sem Face Labial
A PTI sem face labial tem seus dentes anteriores montados com sua face cervical apoiada diretamente sobre o rebordo alveolar, numa montagem semelhante ao de uma prótese parcial fixa anterior. Do ponto de vista cirúrgico, esse tipo de prótese são mais conservadoras e apresentam melhores resultados estéticos já nas primeiras semanas de sua instalação, mas falham em manter um suporte adequado para os lábios quando apresentar uma reabsorção óssea por vestibular.

Vantagens:
 Evita perda de dimensão vertical;
 Previne traumatismo sobre ATM;
 Impede colapso labial e o afundamento das bochechas;
 Possibilita atividade normal da musculatura;
 Evita transtornos fonéticos;
 Facilita mastigação;
 Protege as feridas cirúrgicas contra agressões bucais;
 Promove melhor cicatrização;
 Permite a continuidade das atividades sociais;
 Melhora a estética do paciente.

Desvantagens:
 Trabalho adicional;
 Custo adicional;
 Não há possibilidade de realizar provas
 Estéticas;
 Menor ajuste;
 Perda temporária da fixação.

Indicações e contra-indicações
A indicação está na dependência da idade e estado geral de saúde, além do paciente apresentar condições psicológicas favoráveis, quando não há periodontopatias em estado muito avançado e em pacientes que ainda possuem dentes naturais ou mesmo prótese, completando arco dentário quer superior ou inferior e necessita adaptar uma prótese total. Estão contra-indicadas ao paciente que se submete a radioterapia, pois o uso de uma dentadura poderia levar a osteorradionecrose. Tanto os autores Netto e Tamaki citam que os pacientes contra-indicados podem ser divididos em dois grupos. No primeiro grupo estão os acidentes anatômicos como más-oclusões retenções ósseas como tórus e exostoses, mucosa hiperplásica e inserções musculares e freios hipertrofiados. No segundo grupo estariam os doentes mentais, pacientes diabéticos, cardíacos, hemofílicos, histéricos e idosos com saúde debilitada; os pacientes com defeito congênito ou adquirido na área chapeável.
Confecção de Tróteses Totais Imediatas

Anteriormente à confecção da moldeira deve-se levar em consideração à parte dentada, verificando a posição dos dentes na arcada, sua oclusão. Sob a parte desdentada, observa-se o tamanho do rebordo alveolar, sua compressibilidade e coloração da mucosa alveolar de revestimento. Em um exame geral deve-se nos ater ao aspecto fisiológico constando de exame clínico minucioso, anamnese detalhada, exames radiográficos e modelos de estudo, O aspecto psíquico do paciente pode ser classificado como cooperativos e não-cooperativos; dentre os pacientes não-cooperativos encontram-se os histéricos e indiferentes, nestes pacientes, as PTIs são contra-indicadas. Em um exame da boca deve-se verificar o número de dentes remanescentes e o estado de cada um tanto na porção coronária quanto na porção radicular, verificando cárie, obturações e estado periodontal.

No preparo prévio da boca para dentaduras imediatas estende-se aos dentes da arcada oposta e no caso de dentaduras duplas é igual à simples e dever ser trabalhada ambas as arcadas simultaneamente. A guia cirúrgica na etapa de instalação da PTI é fundamental, visto que possibilita a adequação da base da prótese ao leito cirúrgico, evitando pressões indevidas sobre a mucosa.

As PTIs estando duplicadas, através de um dispositivo preenchido com alginato em duas fases, estando o hidrocolóide geleificado e removidas a PTI do dispositivo, sendo então um molde da prótese, que foi preenchido com RAAQ transparente, polimerizada, recortada e polida, tornando-se réplicas das próteses, as quais serviram como guia cirúrgico. Tamaki afirma que a própria PTI pode ser usada como guia cirúrgico desde que sua base seja de resina incolor e o sorriso do paciente não exponha os bordos cervicais dos dentes para não conferir problema estético.

Moldagem
Para confecção da dentadura imediata, segundo Netto, necessitam- se de uma moldagem: preliminar ou anatômica, cuja finalidade seria obter um modelo de estudo, tendo uma visão panorâmica das estruturas bucais, servindo para diagnóstico, orientação da área chapeada, delimitação e orientação na confecção da moldeira individual, além da seleção do material a ser usado. Feita moldagem, devem-se remover as partes de material sem apoio da moldeira, encaixar e vazar o gesso pedra. Obtido o modelo por uma das técnicas de moldagem, delimitaremos a área basal seguindo os mesmos preceitos relativos às próteses totais, com a diferença de que a delimitação contorna os dentes remanescentes da bateria anterior, pelo seu bordo cervical palatino, acompanhando os limites da coroa clínica.

Por vestibular, este contorno acompanha a bossa canina, num desenho semelhante aquele preconizado para a sela plástica dos aparelhos parciais removíveis posteriores. Com o auxílio de resina acrílica quimicamente ativada construiremos uma base de prova fina, cujo limite segue a delimitação do modelo, verificando a facilidade de introdução e remoção sob um modelo padrão. Esta base de prova terá como finalidade a construção de roletes de cera posteriores, de maneira a possibilitar a obtenção das relações maxilo-mandibulares do paciente e montagem dos modelos em articulador.

Arco facial
Com o auxilio do arco facial fixado aos roletes posteriores, deve-se transferir o modelo da maxila para o articulador. Ainda se utilizando da base de prova e dos roletes, voltamos ao paciente para obtenção de DVO e RC para montagem do modelo mandibular. Partindo-se dos modelos articulados iniciam-se a montagem dos dentes pela área desdentada anterior.

Montagem dos dentes
A presença de dentes remanescentes facilitará a escolha dos dentes da prótese imediata. Os dentes posteriores deverão se harmonizar-se em tamanho com os pré-molares e molares antagonistas. Os dentes anteriores deverão imitar a forma, tamanho e cor dos dentes remanescentes. A partir do modelo obtido Netto preconiza demarcar o modelo utilizando a sonda periodontal milimetrada, registrando sobre o modelo a profundidade das bolsas periodontais, de forma a delimitar o recorte do gesso evitando reduzir o osso alveolar. Com esta demarcação e com os dentes artificiais posicionados inicia-se a substituição dos dentes do modelo pelos dentes. O uso destes dentes de resina acrílica é preferível, pois permite seu desgaste, caso haja processo proeminente.
O método substituição dos dentes é cortá-los de um hemiarco ou todos os anteriores de uma só vez. Feita a substituição, realiza-se a ceroplastia e inclusão em mufla. De acordo Netto deve-se ainda regularizar o modelo com auxílio de pedras montadas, facas de gesso e espátula Le Cron, sempre respeitando a demarcação um milímetro aquém da linha contínua, o procedimento cirúrgico de extrações dos dentes remanescentes e osteotomia se necessário, deverá seguir a planificação feita sobre o modelo de gesso.

Cuidados pós-operatórios:
 Não retirar o aparelho de maneira alguma nas primeiras 24 horas e nem ocluir forçando a dentadura para evitar a sobre compressão na ferida cirúrgica;
 Em caso de dor, instruir o paciente quanto à utilização de analgésicos adequados;
 Ingerir alimentação líquida e fria nas primeiras horas;
 Aplicar bolsa de gelo durante algumas horas, com intervalo de 15 minutos.
 24 horas após a entrega da prótese, é realizada a higiene deste, com água e sabão. Deve-se também realizar a higienização da boca, com uma solução fisiológica, evitando tocar na ferida.
 uma semana após a entrega, realizar os primeiros ajustes oclusais,
 o cirurgião dentista pode definir através do reembasamento do aparelho (prótese total imediata) ou pela confecção de uma outra prótese total definitiva. A prótese total imediata começa a perder a retenção, sendo assim, necessário à confecção de uma prótese definitiva após algumas semanas.